Início » Pilates » PRÁTICA DO PILATES COM E SEM APARELHOS

PRÁTICA DO PILATES COM E SEM APARELHOS

contato@nanopilates.com.br

Junte-se a 19 outros seguidores

Contato

contato@nanopilates.com.br / 11-5096-3632 www.nanopilates.com.br / Rua Laplace, 140 Brooklin - SP

Rodrigo Nanô

Meu nome é Rodrigo de Carvalho Martins mais conhecido como NANÔ, Educador Físico formado pela Universidade do Grande ABC (UniABC). Comecei minha carreira esportiva praticando inúmeras atividades, mais foi a Ginástica Olímpica a responsável por direcionar minha carreira profissional. Aos 16 anos realizei um teste para entrar na equipe de São Caetano, "muito velho para iniciar na modalidade". Devido ao esforço e confiança do meu técnico e amigo Robson Caballero, conquistei uma vaga para treinar junto com a equipe... "aquele foi o um dos dias mais feliz de minha vida". Após dois anos de treinamentos intensos deixei de ser atleta e comecei a dar aulas de Ginástica Olímpica onde mais adiante conquistaria o título de Campeão Brasileiro.
Após anos 8 anos de trabalhando com a G.O. resolvi mudar um pouco o foco, onde comecei a praticar o Método Pilates com o amigo Henrique Zola, logo o primeiro curso de Pilates, esse realizado na empresa que atuei como coordenador HEALTH PILATES - 2004, todo ano realizava pelo menos um curso como forma de reciclagem... Passaram-se dois anos onde percebi que ainda faltava algo, e que podia melhorar a qualidade de minhas aulas, quando resolvi obter a Certificação Internacional do Método Pilates, curso realizado na Escola PILATES WELLNESS & ENERGY - 2007 (Madrid - Espanha). Logo em 2008 realizei o curso com a escola STOTT PILATES do Canadá. No Ano de 2009 obtive certificação "PILATES METHOD ALLIANCE - PMA" Organização não governamental que fiscaliza a prática do método pilates de através de avaliações que exploram o conhecimento domínio do método, no Brasil existem 13 profissionais com esse título.
Em Outubro de 2010 foi concluído o sonho da abertura do próprio estúdio de pilates, localizado no Brooklin Paulista conta com 160m2 e equipado com 4 unidades de cada aparelho. Oferecemos aulas de pilates nos aparelhos e também curso de formação profissional com o método pilates no Solo e Aparelhos.
Hoje o Estúdio Nanô Pilates oferece Cursos Internacionais com os mais conceituados professores da atualidade (Brett Howard - USA, Kathy Corey - USA, Lisa Hubbard - Basi Pilates USA)
Agradeço Deus, meu pai Waldemar, minha mãe Amélia em especial minha esposa Regina e meus filhos Kayan e Kamille pela ajuda constante e confiança depositada em mim.
Todos estão convidados a conhecer nosso estúdio.
VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA NANÔ PILATES!

Como praticar o método que cresce a cada dia e que ainda é desconhecido por muitos?

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar sobre o MÉTODO PILATES, alguns associam á uma passagem bíblica “Pôncio Pilatos” e outros realmente não tem a mínima noção do que se trata. Ler Método Pilates.

Agora que já sabemos oque é, e para que serve! vamos conhecer alguns dos seus aparelhos!

Existem duas maneiras de praticar a atividade: sobre Máquinas/Aparelhos que foram desenvolvidos especialmente para o método e o Mat/Solo onde os exercícios são executas sobre um colchonete, podendo ainda ser acrescentado aparelhos auxiliares.

 

Estúdio equipado com todos aparelhos do Método Pilates 

Dos muitos aparelhos que Joseph Pilates criou, descrevo abaixo uma leve introdução dos mais conhecidos dentro de um estúdio, que são 100% distintos dos aparelhos convencionais da musculação.

Em uma aula completa do Método Pilates deve haver a combinação do trabalho no Solo (Mat) e o trabalho nos principais aparelhos do método (Reformer, Cadillac, Chair e Ladder Barrel).

Na falta dos aparelhos, as aulas de pilates no solo são freqüentemente completadas com pequenos acessórios: Magic Circle, Faixas Elásticas, Bolas, Meia Lua entre outros. Esses equipamentos auxiliares oferecem ajuda na execução dos exercícios até a sua forma ideal assim como podem desafiar alguns movimentos provocando desequilíbrios e resistência.

E Q U I P A M E N T O S  A U X I L I A R E S

MAGIC CIRCLE (CÍRCULO MÁGICO)

Magic Circle 

É um aro flexível que mede cerca de quarenta centímetros de diâmetro com duas punhaduras. Pode ser utilizado em diversos exercícios posicionado em diferentes partes do corpo como os tornozelos, joelhos ou nas mãos (dentro ou fora)  oferecendo resistência para aumentar o esforço. É o único dos acessórios utilizados no solo que foi originalmente concebido por Joseph Pilates, através dos aros dos barris. Os demais acessórios foi adicionado à técnica mais tarde.

FLEX BAND (BANDA ELÁSTICA)

Flex Band 

Normalmente sustentadas com as mãos e com os pés podendo aumentar a resistência na prática dos exercícios.

FIT BALL (BOLA)

Bola de Pilates 

Existem vários tipos (tamanho) de bola. A mais utilizada têm 65 cm. Pode-se sentar deitar, ajoelhar, sustentá-la entre as pernas ou braço para exercitar todo corpo. Muitas pessoas associam o Método Pilates à bola, porem esse não é um aparelho de pilates, mas pode ser adicionado com o título de equipamento auxiliar para muitos exercícios desde que seja empregado o conceito da CONTROLOGIA. Muitos profissionais aplicam o método de “treinamento funcional” nomeando de Método Pilates. FIQUE DE OLHO!

A P A R E L H O S

REFORMER

Reformer 

É uma espécie de cama em uma plataforma que desliza através de trilhos, semelhante a uma máquina de remo. A estrutura é construída em madeira maciça de reflorestamento, tem cantos arredondados oferecendo uma estética atraente. Um dispositivo em forma de cama composto por molas e uma plataforma deslizante (carro) que desliza através de 8 de rodas com rolamento profissional (4 horizontais e 4 verticais) em suas diretrizes de alumínio completamente silencioso.

Nos estúdios geralmente de madeira (tradicional) ou aço e alumínio (moderno), embora existam versões mais leves e fáceis de transportar, sem pernas que são apoiadas diretamente sobre o solo. É o equipamento mais utilizado na técnica que Joseph Pilates desenvolveu possui grande variedade de exercícios.

A multiplicidade de movimentos que podem ser realizados permite o trabalho desde o movimento mais fácil para recuperar a funcionalidade de uma ou várias partes do corpo, até combinações complexas de movimentos que se tornam verdadeiras coreografias. Você pode trabalhar o profundo alongamento e tonificação de seu corpo inteiro, pois o aparelho se adapta a sua aptidão e seu progresso. Os resultados são surpreendentes! Você pode adotar as posições deitado, em pé, ajoelhado, sentado, etc… Cada exercício executado sobre o reformer funciona como preparação para o próximo seguindo uma seqüência da cadeia de movimentos que ajudam a trabalhar o corpo inteiro em uma única sessão estimulando força, flexibilidade, consciência corporal entre outros benefícios.

CADILLAC OU TRAPÉZIO

Cadillac 

É uma espécie de cama com uma estrutura de aço sobre ela, onde o praticante pode se posicionar em distintas maneiras, utilizando uma variedade de molas específicas para cada tipo de movimento. Foi idealizado por Joseph Pilates durante sua permanência no campo de concentração utilizando as camas hospitalares como base e as molas dos colchões para criar resistência. Há versões que combinam ambas as máquinas Reformer e Cadillac, porém a variação mais conhecida é o Wall Unit (unidade de parede) forma simplificada do Cadillac.

Cadillac – Sua estrutura é de madeira maciça de reflorestamento, e possui dois lados nomeados de “Barra de Respiração” e “Barra da Torre” no centro de sua estrutura metálica e horizontal encontra-se o “Trapézio”. É um dispositivo em forma de cama alta instalado em uma estrutura metálica com envolvida em uma série de elementos, tais como molas de diferentes intensidades, alças, peluche, trapézio, etc… Graças a este desenho pode-se variar os ângulos e resistência de acordo com o exercício que desejar executar.

LADDER BARREL

Ladder Barrel 

É uma estrutura em forma de meia lua, usado especialmente para alongar coluna vertebral. Fabricada em madeira maciça de florestamento. Este dispositivo se assemelha a um barril de madeira, coberto com couro na superfície e acompanhado por uma “escada” que permite que pequenos exercícios de corpo livre para fortalecer todos os músculos principalmente a musculatura profunda (os estabilizadores), pois o aparelho provoca instabilidade.

O Barril é  leve e pode deslizar facilmente para ajustar a altura de cada aluno. Proporciona alongamento em diversos níveis e relaxar todos os músculos no final de cada uma da aula.

CHAIR

Chair 

Criado por Joseph Pilates. Como o próprio nome sugere, é semelhante a uma cadeira, mas com pedais fixados através de molas, que podem ser alternadas para diminuir ou aumentar a resistência, também possui duas barras laterais (muletas). Utilizada para o estímulo de todo o corpo com movimentos desafiadores devido sua pequena base.

Sua estrutura é construída com madeira maciça de reflorestamento é máquina extremamente versátil, que trabalha principalmente a região lombar, abdominal, baços, pernas e cinturas escapular e pélvica. Melhorando o controle e equilíbrio de todo o corpo.

Possui quatro molas de aço galvanizado com 2 intensidades (2 azuis e 2 vermelhos). As quatro molas são ajustáveis para determinar a resistência, e as posições diferentes nos dão uma ampla variedade de exercícios.

Possui um pedal duplo que pode ser desmembrado através de uma pequena trava. Muitos exercícios de Pilates na Chair são realizados na posição sentado pressionando o pedal com os pés, outros necessitam de estar no solo ou com o apoio dos pés ou mãos no assento e pedal.

______

Autor - Professor Rodrigo Nanô, PMA® Certified Pilates Teacher, Certificado Health Pilates (SCS), Internacionalmente PILATES WELLNESS & ENERGY (Madrid) e STOTT PILATES (SP). Proprietário e ministrante de cursos do Estúdio NANÔ PILATES – SP.www.nanopilates.com.br


About these ads

11 Comentários

  1. suzimayre disse:

    Achei interessante este site porque e uma forma simples de mostrar como o Pilates e feito, pratico Pilates a um mes e estou amando pois estava com problema cronico nas costas( inflamacao ) e hoje estou otima e nao pretendo parar. Aos profissionais dessa area continuem divulgando.
    Todos deveriam procurar conhecer e particar essa modalidade.

  2. rodrigonano disse:

    Suzimayre,

    Alegro-me em saber que mais uma pessoa descobriu a eficácia do método e os benefícios que o mesmo nos proporciona…
    É isso ae! Não para com o Pilates, Infelizmente o método se tornou uma moda!!! Mas essa moda chegou para ficar, que experimenta não quer mais largar.

    Rodrigo Nanô

  3. [...] PRÁTICA DO PILATES COM E SEM APARELHOS [...]

    • jane disse:

      Sou uma pessoa que não faço atividade fisica, tenho 47 anos e estou com muitas dores nas costas e o ortopedista disse que sou tensa e preciso relaxar os músculos. Qual melhos forma de Pilates no meu caso, com ou sem aparelhos??? desde já muito obrigada.

      • rodrigonano disse:

        Olá Jane,
        Primeiramente você precisa de um atestado médico liberando a pratica do Pilates… nesse atestado o medico indicará quais são os cuidados a serem tomados no caso haja patologias.
        O trabalho no Solo e nos Aparelhos são excelentes, mas você terá mais aproveitamento nos aparelhos.
        PS: Quando você opta por fazer o Pilates no estúdio lembre-se que também fará o Mat Pilates (solo), pois ele é a base de todo o sistema.
        Espero ter ajudado
        Rodrigo Nanô

  4. Nathalia disse:

    Olá,
    Gostaria de saber qual é a diferença entre Pilates em solo e Pilates com aparelho?

    Um abraço!

    • rodrigonano disse:

      O Método Pilates praticado no solo utiliza de aparelhos auxiliares e o próprio peso do corpo como sobrecarga. Já o Pilates praticado os Aparelhos favorece ainda mais no aprendizado, pois as peças dos aparelhos facilitam e desafiam o os exercícios.

  5. Paula Soares disse:

    Boa tarde,

    Estou pensando em abrir um estudio na minha cidade(Ipatinga-MG).Gostaria de saber qual a metragem(largura/ comprimento) da sala para ter um estudio legal.Como você dá mtas dicas legais,logo pensei em vc.Vc está de parabéns pelas informações dadas.Obrigada,Paula

    • rodrigonano disse:

      Olá Paula, boa noite!

      Muito obrigado por partilhar algo tão importante como a abertura de seu estúdio conosco. A abertura de um Estúdio deve ser muito bem planejada e pesquisada, você está no caminho certo.

      Segue algumas dicas que poderão lhe ajudar:
      Ponto – muito importante que você faça uma visita no local que pretende alugar nos períodos (manhã, tarde e noite) assim terá uma idéia da movimentação.
      Espaço Físico – Dependerá da quantidade de aparelhos que você irá instalar no Estúdio e também se haverá espaço para Mat Pilates. A área de estúdio propriamente dito (sem contar com recepção e banheiro) deve possuir no mínimo 25m2, claro que quanto maior o espaço mais cômodo para o professor e o cliente. Se for adicionar área de Mat talvez mais 10m2.
      Também existem outros pontos importante que podemos desenvolver aos poucos, ok!

      Por favor, me passe maiores detalhes para lhe ajudar melhor. Existe a Empresa Kauffer Pilates que tem um projeto para os clientes preparando o layout do estúdio.

      Se houver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar!

  6. Ana Luiza disse:

    Qual é o pilates mais eficaz? O pilates feito no solo ou com aparelhos?

    • rodrigonano disse:

      Olá Ana Luiza, A maneira mais eficaz de absorver a essência do Método é prática dos dois sistemas MAT + APARELHOS. Normalmente a pratica do Método realizada no Estúdio trabalhará com os dois sistemas de acordo com a necessidade de cada aluno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: