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Exercícios de Pilates para Gestantes

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Rodrigo Nanô

Meu nome é Rodrigo de Carvalho Martins mais conhecido como NANÔ, Educador Físico formado pela Universidade do Grande ABC (UniABC). Comecei minha carreira esportiva praticando inúmeras atividades, mais foi a Ginástica Olímpica a responsável por direcionar minha carreira profissional. Aos 16 anos realizei um teste para entrar na equipe de São Caetano, "muito velho para iniciar na modalidade". Devido ao esforço e confiança do meu técnico e amigo Robson Caballero, conquistei uma vaga para treinar junto com a equipe... "aquele foi o um dos dias mais feliz de minha vida". Após dois anos de treinamentos intensos deixei de ser atleta e comecei a dar aulas de Ginástica Olímpica onde mais adiante conquistaria o título de Campeão Brasileiro.
Após anos 8 anos de trabalhando com a G.O. resolvi mudar um pouco o foco, onde comecei a praticar o Método Pilates com o amigo Henrique Zola, logo o primeiro curso de Pilates, esse realizado na empresa que atuei como coordenador HEALTH PILATES - 2004, todo ano realizava pelo menos um curso como forma de reciclagem... Passaram-se dois anos onde percebi que ainda faltava algo, e que podia melhorar a qualidade de minhas aulas, quando resolvi obter a Certificação Internacional do Método Pilates, curso realizado na Escola PILATES WELLNESS & ENERGY - 2007 (Madrid - Espanha). Logo em 2008 realizei o curso com a escola STOTT PILATES do Canadá. No Ano de 2009 obtive certificação "PILATES METHOD ALLIANCE - PMA" Organização não governamental que fiscaliza a prática do método pilates de através de avaliações que exploram o conhecimento domínio do método, no Brasil existem 13 profissionais com esse título.
Em Outubro de 2010 foi concluído o sonho da abertura do próprio estúdio de pilates, localizado no Brooklin Paulista conta com 160m2 e equipado com 4 unidades de cada aparelho. Oferecemos aulas de pilates nos aparelhos e também curso de formação profissional com o método pilates no Solo e Aparelhos.
Hoje o Estúdio Nanô Pilates oferece Cursos Internacionais com os mais conceituados professores da atualidade (Brett Howard - USA, Kathy Corey - USA, Lisa Hubbard - Basi Pilates USA)
Agradeço Deus, meu pai Waldemar, minha mãe Amélia em especial minha esposa Regina e meus filhos Kayan e Kamille pela ajuda constante e confiança depositada em mim.
Todos estão convidados a conhecer nosso estúdio.
VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA NANÔ PILATES!

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Durante a gravidez as mulheres sofrem alterações psicológicas e físicas. No que diz respeito ao lado físico, muitas mulheres sentem limitadas. A mudança do corpo faz perder a elasticidade, e também manter a posição é muito difícil de alcançar quando a gravidez avança. Por este motivo, é muito importante o acompanhamento desde o início dos meses de gravidez, um tipo específico de atividade física durante a gestação (pré e pós-parto). O exercício regular promove o desenvolvimento saudável da gravidez para manter peso, fortalecer músculos e estimular a circulação sanguínea. Os movimentos do Método Pilates com a assistência de um profissional competente, reuniu todas as qualidades e os requisitos que as mulheres têm uma gravidez saudável e parto sem complicações.

BENEFÍCIOS PARA A GESTANTE!

Os movimentos de Pilates podem ser benéficos para a futura mamãe ajudando a manter uma boa postura, aliviar algumas das habituais dores e ser mais conscientes das mudanças no seu corpo. As técnicas são aplicadas em função das necessidades de cada fase gestacional e as mudanças na energia ocorrem dia a dia. Sendo um leve programa de exercícios concebido para fortalecer e tonificar mais os músculos por um suave alongamento, condicionamento cardiovascular permite fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, melhora na postura, coordenação, respiração e concentração. Através da prática do método Pilates a gestante poderá conhecer melhor o seu corpo e aprender a “ouvir” as suas mensagens e assim dominar melhor seus movimentos. Os benefícios da prática de exercícios durante a gravidez são:

Pilates Gestante Bola

BENEFÍCIOS PARA A FUTURA MÃE

Durante a gravidez:
- Reforço da parede abdominal, o que irá favorecer a eliminação do trabalho de parto.
- Prevenção da separação anormal da parede abdominal músculos.
- Diminuição da curva lombar causado pelo aumento da dimensão e peso do abdômen.
- Diminuir as tensões geradas nos músculos através de alongamento e relaxamento.
- Reforço dos músculos das pernas, estimulando a circulação sanguínea.
- Reforço dos músculos do braço para ajustar a posição de um aumento de peso e volume do seio.
- Melhoria do sono e concentração
- Melhoria da mecânica respiratória devido a uma melhor oxigenação dos tecidos e bebê.

Durante o parto:
- Benefícios para o nascimento. Nascimentos mais curtos, menos cesariana.
- Sensibilização das posturas corporais durante o trabalho de parto.
- Maior resistência ao relaxamento.

pilates gestante

Após o parto:
- Rápida recuperação pós-parto, o reforço da zona abdominal.
- Redução dos sintomas de incontinência, a melhoria da circulação e constipação.

A prática de Pilates é absolutamente contra-indicada em certas circunstâncias, tais como hipertensão ou doença cardíaca, ruptura prematura de membranas, parto prematuro, habitual aborto, hemorragia, diabetes materno, doença pulmonar. Em casos de hipo ou hipertireoidismo, hipertermia, anemia, fadiga extrema, contrações uterinas ou obesidade excessiva é aconselhável a prática do método uma vez que é previamente autorizada pelo médico.

Fontes consultadas:
- Metodopilates.net
- Pilateswellnessandenergy.com

Rodrigo Nanô


5 Comentários

  1. Ivonete Fajardo disse:

    Nossa Rodrigo, está de Parabéns, excelente.

  2. Beatriz disse:

    Estou grávida de cinco meses e continuo fazendo musculação, com autorização do médico. No entanto, quero iniciar o pilates e continuar na musculação segunda, quarta e sexta-feira. Sei que o músculo deve descansar, então, qual o melhor dia para eu realizar o pilates?

    • rodrigonano disse:

      Olá Beatriz, bom dia! Para esse caso seria melhor intercalar o pilates com a musculação, mas acredito que não há necessidade de se exercitar todos os dias, você deve reservar um dia para repouso onde as sessões dessa atividades devem sofrer queda no volume diário (diminuir o tempo de atividade, pensando em mais qualidade e menos quantidade…) O Método pilates é excelente quando aplicado com segurança e orientação “profissional”.
      Espero ter ajudado.
      Fico à disposição para maiores esclarecimentos.
      Att, Rodrigo Nanô

  3. [...] Exercícios de Pilates para Gestantes [...]

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