ESTÚDIO NANÔ PILATES

Início » Curso de Pilates » Aumente a intensidade de suas aulas de Pilates com o princípio FLUIDEZ

Aumente a intensidade de suas aulas de Pilates com o princípio FLUIDEZ

contato@nanopilates.com.br

Junte-se a 21 outros seguidores

Contato

contato@nanopilates.com.br / 11-5096-3632 www.nanopilates.com.br / Rua Laplace, 140 Brooklin - SP

Rodrigo Nanô

Meu nome é Rodrigo de Carvalho Martins mais conhecido como NANÔ, Educador Físico formado pela Universidade do Grande ABC (UniABC). Comecei minha carreira esportiva praticando inúmeras atividades, mais foi a Ginástica Olímpica a responsável por direcionar minha carreira profissional. Aos 16 anos realizei um teste para entrar na equipe de São Caetano, "muito velho para iniciar na modalidade". Devido ao esforço e confiança do meu técnico e amigo Robson Caballero, conquistei uma vaga para treinar junto com a equipe... "aquele foi o um dos dias mais feliz de minha vida". Após dois anos de treinamentos intensos deixei de ser atleta e comecei a dar aulas de Ginástica Olímpica onde mais adiante conquistaria o título de Campeão Brasileiro.
Após anos 8 anos de trabalhando com a G.O. resolvi mudar um pouco o foco, onde comecei a praticar o Método Pilates com o amigo Henrique Zola, logo o primeiro curso de Pilates, esse realizado na empresa que atuei como coordenador HEALTH PILATES - 2004, todo ano realizava pelo menos um curso como forma de reciclagem... Passaram-se dois anos onde percebi que ainda faltava algo, e que podia melhorar a qualidade de minhas aulas, quando resolvi obter a Certificação Internacional do Método Pilates, curso realizado na Escola PILATES WELLNESS & ENERGY - 2007 (Madrid - Espanha). Logo em 2008 realizei o curso com a escola STOTT PILATES do Canadá. No Ano de 2009 obtive certificação "PILATES METHOD ALLIANCE - PMA" Organização não governamental que fiscaliza a prática do método pilates de através de avaliações que exploram o conhecimento domínio do método, no Brasil existem 13 profissionais com esse título.
Em Outubro de 2010 foi concluído o sonho da abertura do próprio estúdio de pilates, localizado no Brooklin Paulista conta com 160m2 e equipado com 4 unidades de cada aparelho. Oferecemos aulas de pilates nos aparelhos e também curso de formação profissional com o método pilates no Solo e Aparelhos.
Hoje o Estúdio Nanô Pilates oferece Cursos Internacionais com os mais conceituados professores da atualidade (Brett Howard - USA, Kathy Corey - USA, Lisa Hubbard - Basi Pilates USA)
Agradeço Deus, meu pai Waldemar, minha mãe Amélia em especial minha esposa Regina e meus filhos Kayan e Kamille pela ajuda constante e confiança depositada em mim.
Todos estão convidados a conhecer nosso estúdio.
VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA NANÔ PILATES!

Aumente a intensidade de suas aulas de Pilates com o princípio FLUIDEZ

Muitos praticantes do Método Pilates gostam de aulas mais intensas, provavelmente não saibam que para atingir esse objetivo é necessário que tenham total domínio dos exercícios básicos.

A intensidade das aulas realizadas nos aparelhos pode sofrer diferentes influências, porém, a mais comum são as molas que podem facilitar ou desafiar um exercício. Uma outra maneira de intensificar uma aula é usar e abusar do  princípio FLUIDEZ tornando as aulas de Pilates mais atrativas e dinâmicas.

Fluidez no Método Pilates resulta em manter movimentos controlados ligando-os com o final do exercício e o início do próximo (transição), resultando uma aula sem pausas.

Podemos definir uma sessão de Pilates como “sistema de movimentos rítmicos e dinâmicos marcados por uma respiração adequada e realizados com controle”. Os elementos chave para realizar corretamente este princípio são: voz, ritmo e transições entre os exercícios e a respiração.

O professor deve incorporar a alma da aula e transpassar a sinergia para os alunos, incentivando até o final, pois o sucesso da aula será de sua responsabilidade.

Para aplicar esse princípio com êxito é necessário que o aluno domine as posições e o repertório de exercícios do Sistema 1 = Nível Iniciante, com PRECISÃO através do comando verbal que é a ferramenta importantíssima para dinamizar e ritmar as aulas. Esta aula mais intensa deve ser muito bem programada através dos exercícios que apresentam “técnica perfeita” a fim de colher os melhores resultados.

Contudo a Fluidez é um dos últimos princípios a serem alcançados, porque um aluno iniciante com pouco tempo de prática não seria capaz de organizar tantas ações de maneira “rápida=fluida” e sem apresentar falhas durante a execução. Sabemos que falhas sempre surgirão, mas o papel do Método Pilates é otimizar o melhor rendimento sem poupar esforço e suor. Para alcançar esse objetivo é necessário que realizem os exercícios de maneira precisa através de um controle rigoroso a cada movimento, que se inicia desde uma musculatura que estabiliza a pélvis, coluna vertebral e escapulas, concentrando-se no espaço, tempo com o movimento fluído e coordenado utilizando uma respiração completa.

Porém, se engana quem pensa que uma aula de Pilates deve ser sempre intensa. O equilíbrio de intensidade nos atendimentos é fundamental e deve ser mantido em um fluxo desafiador onde o praticante receba um estimulo que o faça voltar a aula com vontade de quero mais… garantindo a evolução de forma prazerosa.

Abaixo seguem algumas dicas de organização das aulas realizadas no Estúdio Nanô Pilates.

  • Pré-Pilates – Os exercícios realizados na fase inicial são nomeados como Pré-Pilates. O objetivo é a ênfase no estimulo da consciência corporal por intermédio de movimentos básicos favorecendo o melhor entendimento do método ativando o corpo para a parte principal da aula respeitando os seis princípios da contrologia (respiração, concentração, estabilização, controle, precisão e fluidez).
  • Começar a aula com a respiração específica do método. Informar sobre o primeiro e o segundo princípio que foram estimulados (Respiração e Concentração). Mobilizar e estabilizar região a cintura escapular (ombros) e cervical através de pequenos movimentos.
  • Ativar o Power House com mobilização e estabilização da cintura pélvica (quadril) através do Imprint e posição neutra da coluna e pélvis. Ensinar o conceito da linha média (assoalho pélvico) e sua importância. Informar sobre o terceiro e o quarto princípio que foram estimulados (Estabilização e Controle).
  • Informar sobre a importância do quinto e sexto princípio (Precisão e Fluidez).

Devemos entender que o Método Pilates não é uma série de exercícios que temos que aprender de memória. Sempre há um porque para tudo, uma progressão, uma evolução, uso do estudo durante horas, uso do manual, práticas, workshops e formação continuada, apontarão as ferramentas para ser um grande profissional.

Quanto maior a aplicação e o esforço para aprender o Método, melhor será a capacidade de transmitir o conhecimento e fazer que nossos alunos desfrutem dos benefícios do Método.

Rodrigo Nanô, instrutor certificado PMA® Certified Pilates Teacher (Pilates Method Alliance), profissional com 10 anos de experiência com o Método Pilates, possui diversas formações internacionais. Proprietário do maior estúdios de Pilates do Brasil localizado em São Paulo que possui mais de 45 aparelhos distribuidos em 400m². Atualmente faz parte do seleto grupo de profissionais participantes do Pilates Master Mentor Program-PMMP, curso ministrado por LOLITA SAN MIGUEL, professora de primeira geração que foi aluna direta de Joseph Pilates.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: